sexta-feira, 20 de julho de 2007

Sudão: Descoberta de lago subterrâneo no Darfur pode amenizar conflito

Cientistas da Universidade de Bóston, nos Estados Unidos, dizem ter encontrado provas da existência de um lago subterrâneo na região sudanesa de Darfur. Se confirmada, essa descoberta pode amenizar o conflito e a crise humanitária na região.
Segundo especialistas, a falta de água agravou as tensões entre as comunidades locais e a água armazenada neste reservatório subterrâneo poderia ajudar a resolver o conflito.
Os pesquisadores norte-americanos acreditam que o lago possa ter mais de 30 mil quilómetros quadrados e já pensam na melhor forma de extrair a água. A princípio, se o governo local concordar, serão abertos cerca de 1 000 poços na região para bombear a água.
O Doutor Farouk El-Baz, Director do Centro de Pesquisa Remota da Universidade de Bóston e chefe da equipe responsável pela descoberta, diz que o novo lago é, na verdade, um antigo lago.
«A região Norte de Darfur tem uma gigantesca depressão que cobre uma área três vezes maior que o Líbano. Há centenas de anos, havia ali um lago cheio de água. A água escapou e formou agora um reservatório subterrâneo».
De acordo com este especialista, a capacidade desse reservatório é suficiente para abastecer todas as comunidades de Darfur e o acesso á água poderia restaurar a paz.
«Boa parte do conflito e da miséria em Darfur deve-se à escassez de água. O acesso à água potável é essencial para a sobrevivência dos refugiados, ajudará no processo de paz e fornecerá os recursos necessários para o desenvolvimento económico da região», afirma o geólogo.
A descoberta foi já apresentada pelos pesquisadores ao Presidente sudanês Omar al-Bashir que anunciou uma iniciativa para se perfurarem os poços em favor da consolidação da paz e do apoio a economia local».
Uma descoberta semelhante foi feita no Egipto, vizinho do Sudão, onde poços foram usados para irrigar 150 mil acres de terras cultiváveis.

1 comentário:

Anónimo disse...

É de facto muito positiva a notícia mas discordo do enfase dado à mesma. Não é a descoberta de novos recursos naturais que gerará por si a Paz (a água é o novo petróleo da região), mas o empenho determinado de todos os actores, sobretudo da comunidade internacional, para parar a política de extermínio e promoção da guerra dos senhores todo-poderosos do Sudão, que agem com a conivência de interesses estrangeiros.
Creio que a Paz não é um simples sobreproduto da prosperidade económica. Tal como Jesus ensinou, parte do aumento da consciencia de todos de quem somos (irmãos)e do Amor dos que, pela sua entrega, são luz que vence as trevas!