quinta-feira, 21 de junho de 2007

LÍDERES MUNDIAIS DISCUTEM DARFUR

Líderes mundiais incluindo Estados Unidos, China, Rússia e Japão, vão reunir com representantes da ONU e da União Europeia em Paris na segunda-feira para discutir a situação no Darfur, anunciou o ministério francês dos negócios estrangeiros.
Representantes dos Estados Unidos, Grã-bretanha, Canadá, Dinamarca, Egipto, Alemanha, Itália, Holanda, Noruega, Portugal e Suécia confirmaram a participação na Conferência de Paris.
A União Africana e o Sudão muito provavelmente ficam de fora em protesto por não serem previamente consultados sobre a iniciativa.
O encontro é organizado pelo recém-eleito presidente francês, Nicolas Sarkozy. Pretende juntar todos os países envolvidos no conflito do Darfur juntamente com a China para discutir uma solução política e questões humanitárias e de segurança, explicou a agência AFP.

1 comentário:

Filipe Resende disse...

Apesar de ser uma atitude de louvar, penso que a síndrome de superioridade dos países mais desenvolvidos e mais ricos continua. Não será um bom prenúncio que Sudão e União Africana não tenham sido sequer consultados para esta reunião. Será que, da agenda, fará parte quais os planos estratégicos, económicos e políticos a retirar desta situação? É que boa vontade gratuíta é já uma "ave rara" no nosso mundo político... infelizmente! Aguardo para ver...

PS: tenho publicado as postagens deste blog no meu blog pessoal, não deixando sempre de citar a fonte... pois claro! Continuem e coragem pois nada é em vão quando os valores que defendemos são muito mais que meramente activistas! Obrigado!